separate
Carioca, devoradora de bacon, estudante de RI com fortes tendências geeks, mochileira de carteirinha, viciada em pinterest e sonhadora de plantão.
banner ad
logo
Unknown

Todos juntos pelo meio ambiente

jardim no topo de um prédioTudo começou quando fuçando por blogs encontrei um link entre os muitos acessórios, CSS, dicas, enquetes... chamado "Responsabilidade Social", aquilo foi meio inusitado e acabou chamando a minha atenção. Não é que me deparei com esta página?
Um blogueiro humildemente pedindo que outros blogs divulguem atitudes sustentáveis. Achei aquilo o máximo e sai rodando pela página até encontrar o Repórter ECO, um telejornal da TV cultura voltado apenas para o meio ambiente e iniciativas sustentáveis que já existe há mais de uma década e ganhou vários prêmios.
Na página principal do site do jornal li uma matéria ótima sobre os Telhados Verdes, jardins no topo de prédios, que além de ajudar contra a poluição, traz inúmeros serviços ambientais, como reciclagem do ar, diminuição de enchentes, redução de poluição sonora, ilhas de calor e umidificação do ar. Não só é interessante como é possivel também plantar árvores e fazer hortas, além de criar um espaço de convivência para os moradores dos prédios. Não seria uma idéia fantástica para cidades como São Paulo?
A idéia já está chegando ao Brasil, e não só isso, o substrato premium (material japonês que substitui a terra nesses casos) já está sendo fabricado no Brasil.
Legal né? Vamos criar novas idéias sustentáveis e transformar a chance de o mundo acabar graças ao aquecimento global de 9,9 para 4,9 (numa escala de 0 a 10, de acordo com Jared Diamond, professor da Universidade da Califórnia*)

espaço de convivência
Mais sobre os telhados verdes: www.skygarden.com.br

O próximo Repórter Eco passa hoje às 18h e reprisa sábado às 8:30.





                                           DADOS RELEVANTES*:
horta orgânica
CO2: Aumentou 36% entre a era pré-industrial e 2006. crescimento atual: 0,5% ao ano.
METANO: Aumentou 148% entre a era pré-industrial e 2001. Crescimento atual: estável.
ÓXIDO NITROSO: Aumentou 18% entre a era pré-industrial e 2005. Crescimento atual: 0,25% ao ano.

*Dados retirados da Super Interessante Especial "Apocalipse" de Maio/2011

Um comentário:

  1. Sabia que uma grande parte do metano no ar vem das vacas? É por isso e outras coisas que o consumo de carne de gado é um vilão para os ambientalistas. Eu até li outro dia uns cientistas recomendando mudar da carne de gado para carne de insetos, pois tem o mesmo valor nutricional e é muito mais eficiente.

    Gostei do blog!

    ResponderExcluir

logo
Copyright © 2012 Champanhe e Gentileza.
Blogger Template by Clairvo